O estado normal e saudável do corpo humano é naturalmente sem excesso de peso. É preciso haver um qualquer desequilíbrio para que se torne uma pessoa com peso a mais. Por vezes este desequilíbrio pode ser fisiológico, mas a grande maioria das vezes é psicológico e ou emocional.
Se sente que esse é o seu caso faça esta pergunta a si mesmo(a):
Tenho fome de que?
Quando como sem necessidade estou normalmente:
– Aborrecido(a)
– Stressado(a)
– Cansado(a)
– Triste
– Sozinho(a)
– Preocupado(a)
– Carente
– Inseguro(a)
Sempre que tiver vontade de comer fora das refeições, num daqueles ataques súbitos que vêm não sabe de onde, inspire profundamente e tente responder a esta pergunta: Tenho fome de quê?
Quando responde a esta pergunta pode naturalmente procurar soluções para a sua vida que passem por satisfazer essa necessidade em vez de comer inconscientemente, mas mais importante ainda pode observar-se e ao faze-lo ganha consciência do momento e a vontade desvanece. A comida não pode satisfazer estas necessidades, por mais que coma não resolve o seu problema, antes pelo contrario, soma-lhe frustração, vergonha, desanimo…etc.
Esta é a razão pela qual as dietas não funcionam. Nas dietas soma mais insatisfação à já existente e tudo o que faz é privar-se, até um determinado momento em que desiste, simplesmente desiste e volta tudo de novo.
Sabe do que estou a falar?