Sabia que passa grande parte do seu tempo num estado de hipnose?

A Hipnose é algo a que as pessoas se referem frequentemente, e normalmente associam a uma ideia pré concebida de um estado alterado de consciência em que a pessoa em transe fica sugestionável a fazer coisas, tais como as que, muitas vezes, se vê em programas de televisão ou em filmes. O que é menos conhecido é que nesse estado de transe a pessoa também está aberta a sugestões que podem mudar a sua vida.

Em hipnose clínica, a hipnose é muito mais do que um estado de transe, é uma relação complexa e profunda entre o hipnoterapeuta e o sujeito que começa com um objectivo especifico, um propósito e uma intenção.

A hipnose é um estado alterado da mente. Quando um pessoa está em hipnose experimenta o seu mundo interior com muito mais intensidade, os seus pensamentos e ideias tornam-se muito mais vivos e fica disponível para receber sugestões através da arte da sugestão e da linguagem hipnótica.

A capacidade para aceitar sugestões de mudança num estado hipnótico é muito maior que num estado normal da mente. O hipnoterapeuta funde-se com a mente do sujeito, criando um ambiente propicio para plantar sementes de mudança, no sentido que foi previamente definido e acordado com o sujeito.

Permitimo-nos, muitas vezes, ser hipnotizados sem sabermos, e o pior é que isso acontece sem termos um propósito especifico. Um bom exemplo disso é quando estamos a ver televisão e a nossa atenção está de tal maneira focada no que estamos a ver que não prestamos atenção a mais nada. É claro que temos noção do mundo à nossa volta, mas pode até alguém tentar falar connosco que nós não ouvimos.

O marketing sabe disto e utiliza ferquentemente manobras de distração, enquanto lhe dá sugestões através da televisão ou do cinema. Veja por exemplo alguém que num filme, num momento de grande emoção, puxa de um cigarro e o fuma, ou bebe uma determinada marca de refrigerante ou simplesmente se veste de uma determinada forma.

E quando conduz de um sitio para outro e só “acorda” quando chega? Ou quando lê um livro e se abstrai de tal maneira do mundo à sua volta que tudo o que passa na sua mente é a imaginação do cenário em que a história se desenrola, os acontecimentos, as emoções, o suspense, o medo, a tristeza ou a alegria.

A abordagem do hipnoterapeuta para conseguir uma mudança na vida dos seus pacientes é, muitas vezes, idêntica à interação que tem quando está profundamente conectado com a história de um livro ou um filme. No entanto, com o objectivo especifico de alterar estados de humor, crenças, ideias ou significados emocionais, seja para emagrecer, deixar de fumar, dormir melhor, controlar a ansiedade, controlar a dor, ganhar controlo da sua vida tendo mais confiança em si, mais assertividade, resolver fobias, ataques de pânico…etc. Para que viva uma vida mais feliz, plena e realizada.

Grato, Rui Mira

Links relacionados:
– Deixar de fumar
– Emagrecimento
– Controlo da dor

About The Author

ruimira

Se tem solução não é problema. Se não tem solução nunca foi problema. Mais do que uma frase está é uma forma de vida. Quando integramos esta frase na nossa vida reduzimos em muito os níveis de stress, que como sabemos são muitas vezes fonte de doenças que se manifestam de diferentes formas dependendo de pessoa para pessoa. Se tem solução, resolve-se. Se não tem solução, não é um problema mas sim um facto.

Facebook Cometários