Porque é que as dietas não funcionam?

Para compreender o processo que leva um ser humano a comer mais do que o necessário é preciso entender os mecanismos emocionais de compensação, bem como as necessidades da personalidade que levam a este excesso.

 Raramente tentamos aprofundar a razão que leva as pessoas a “viver para comer” em vez de “comer para viver”. A razão deste comportamento pode ser entendida de forma simples se nos lembrarmos que desde muito pequeninos a alimentação está relacionada com o Amor. Sim com Amor, já lá voltamos…

 As necessidade mais prementes no ser humano são: Amor e Aceitação. Todos nós com excepção dos “Jesus Cristos”, dos mestres, dos inúmeros iluminados que passaram por esta existência, temos uma necessidade constante de Amor e Aceitação. Queremos ser aceites, acarinhados, queremos que gostem de nós, e se observar bem, esta necessidade condiciona todo o seu comportamento nas mais pequenas coisas do dia-à-dia.

Então, como é que comida é igua a Amor?

Quando éramos muito pequeninos, mesmo desde que nascemos, o momento da alimentação é um momento de grande intimidade com a mãe, um momento de grande proximidade, com muito Carinho e Amor envolvente. Durante a amamentação, a mãe não só alimenta o filho fisiologicamente, mas também emocionalmente, mesmo que seja com biberão, o momento é de grande Ternura e Amor.

Desta forma, é fácil entender que fica profundamente gravado na nossa mente a associação entre satisfação do estômago e da alma. Fica profundamente gravado no inconsciente que a comida satisfaz a necessidade de amor. Porém, esta associação que o inconsciente faz está errada, por isso, por mais que coma não se sente satisfeito, o que faz com que coma mais e mais, o que conduz ao que nós já sabemos…

Se quer perder peso para sempre, as dietas não funcionam por si só. É um facto, que muitas pessoas fazem dietas com mais ou menos resultados e passado algum tempo “recuperam” o peso perdido. Para manter os resultados alcançados é preciso reprogramar o inconsciente, não há outra forma. As pessoas que mudaram para sempre o hábito de comer foi porque de uma forma ou de outra reprogramaram o inconsciente.

A Hipnose Clínica é uma ferramenta determinante para re-significar o acto de comer, na prática para fazer o inconsciente entender que não vai obter amor no acto de comer, isso já foi, já aconteceu há muito tempo e agora provavelmente está a ter o efeitos negativos. Ou seja, por ter uns quilogramas a mais sente-se mal, a sua auto-estima é baixa e logo isola-se e por isso come mais, logo isola-se mais emocionalmente e cada vez tem menos Amor, logo volta a tentar comer, mas o Amor não está no chocolate…

Grato,
Rui Mira

Paginas relacionadas: Programa de emagrecimento clique aqui…

About The Author

ruimira

Se tem solução não é problema. Se não tem solução nunca foi problema. Mais do que uma frase está é uma forma de vida. Quando integramos esta frase na nossa vida reduzimos em muito os níveis de stress, que como sabemos são muitas vezes fonte de doenças que se manifestam de diferentes formas dependendo de pessoa para pessoa. Se tem solução, resolve-se. Se não tem solução, não é um problema mas sim um facto.

Facebook Cometários