Aprenda a fazer Auto-hipnose e mude, hoje mesmo, para uma vida mais plena.

A auto-hipnose pode ser vista como uma espécie de meditação em que me conduzo a mim mesmo a um estado de relaxamento, que é por si só curador, transformador, (ver Relaxamento e cura em Hipnose Clínica). A auto-hipnose permite um estado de relaxamento em que, tal como sabemos, a mente fica permeável a sugestões, sugestões de mudança que queira fazer na sua vida, sugestões de cura, sugestões de melhoramento de performance, seja ela desportiva ou profissional, sugestões para melhorar a sua auto-confiança, os seus relacionamentos, sugestões de emagrecimento, sugestões para deixar hábitos como fumar, ou simplesmente para que tenha mais calma e tranquilidade no seu dia, tudo isto são sugestões para que seja mais feliz, mais realizado e viva a vida com que sempre sonhou.

A auto-hipnose é normalmente instalada por um hipnoterapeuta, antes de ser usada pela pessoa, mas para todos aqueles que não têm oportunidade de ir a uma consulta de hipnose clínica, quero partilhar, aquilo que me permite ser o meu próprio Mestre.

Antes de mais deve procurar um espaço onde se sintas bem, em sua casa, no quarto, na sala, onde esteja confortável e saibas que não vai ser interrompido por 20 minutos. Um espaço com pouca luz e um sofá onde se possas sentar e deixar a cabeça cair tranquilamente para traz, para o lado, como se sentire mais confortável.

Nesse espaço, respire fundo e decida o que quere mudar em si. Pode ser o que quisere. Vamos imaginar por exemplo que quere sentir-se mais confiante, mais seguro de si mesmo. Então deve fazer algumas perguntas a si mesmo:

– Como é que a minha vida seria se eu fosse mais confiante?
– O que mudaria para melhor?
– Como seria a minha relação com os outros?
– Como é que eu me vejo com confiança total?
– O que faria diferente?
– Que emoções teria nessa situação de total confiança?

Uma vez respondidas estas perguntas, memorize-as, pois vai estar de olhos fechados durante o processo e as respostas serão as suas sugestões hipnóticas. Isto é, quando tivere totalmente relaxado, num estado hipnótico, que passarei a explicar de seguida, vai visualizar-se a si próprio dessa forma, vais procurar sentir-se em total auto-confiaça, vai ouvir-se e ouvir os outros à sua volta, e acima de tudo vai “estar lá”, nesse estado seguro e confiante.

Antes de passarmos à prática quero apenas acrescentar que repetição é aprendizagem e deve fazer este processo 2 vezes por dia até que este estado seja a norma, até que ser a realidade do seu dia a dia. Só depois deve passar a outras mudanças, uma de cada vez, salvaguardando as situações em que as mudanças estão interligadas e não operam uma sem a outra.

Ensino da Auto-hipnose:

No seu cadeirão, no quarto, na sala, onde se sinta bem e não seja interrompido, respire fundo 10 vezes antes de começare para que te sinta calmo e tranquilo e depois diga mentalmente e sinta cada palavra deste texto para si próprio calmamente, pausadamente…

…dentro de momentos… vou contar de 10 para 1… e a cada número descendente… entre 10 e 1… vou ficar um décimo mais descontraído … dez por cento mais descontraído … a cada número descendente… Cada número descendente… vai ajudar-me a chegar um décimo mais fundo… a um maravilhoso… estado de relaxamento… um estado leve de transe… que à medida de for praticando…. se vai tornar cada vez mais fundo… e quando chegar ao número 1… vou estar tão profundamente descontraído… num estado de transe profundo… quanto mais praticar… melhor vai ser… e cada vez que o fizer… vou chegar mais fundo do que a vez anterior… agora… quando estiver neste estado de relaxamento… posso dar-me a mim próprio… sugestões positivas… benéficas… somente… porque a parte inconsciente da mente… não aceita sugestões negativas… ou outras que possam ser prejudiciais para mim… e posso ficar neste estado de relaxamento… o tempo que quiser… quando faço este exercício à noite… já na cama… pode mesmo transformasse num sono natural…

… e para acordar deste estado tão bom… de relaxamento… tudo o que tenho que fazer é… silenciosamente… contar de 1 até 10… e a cada número que contar… vou sentir-me um pouco mais desperto… quando chegar aos 10… os meus olhos vão estar abertos… quando os olhos se abrirem… vou sentir-me totalmente desperto… e sempre que acordar deste estado de transe… vou sentir-me bem… descansado… rejuvenescido… a sentir-me melhor do que antes… vou sentir-me bem como há muito tempo não me sentia…

Se já se sentire calmo e tranquilo, profundamente relaxado, o mais que conseguire nesta fase, começa agora a dar a si próprio as sugestões de auto-confiança que falávamos à pouco, depois visualize-se nesse estado, veja como seria a sua vida mais confiante, o que mudaria, o que faria, como se sentiria, como seriam os seus relacionamentos, o que teria coragem para alcançar, onde poderia chegar…etc. Tente que esta experiência seja o mais realista possível e que a sinta verdadeiramente como se ela já fosse parte de si, porque de facto já é, está apenas a experimentar algo que já está dentro de si e estamos apenas a activar essa parte de si que é naturalmente confiante.

Aquilo que procuramos fazer em hipnose é reprogramar a mente, mudando padrões emocionais e os padrões são muitos, muitas vezes interligados entre si, dificultando por vezes a mudança. Por esta razão, há situações, em que é preciso ir um pouco mais fundo antes de operar a mudança desejada. Se sente que esse é o seu caso e a mudança é realmente importante para si e para a sua realização como ser humano, procure ajuda de uma terapeuta em quem confie e vá até onde tivere que ir, páre apenas quando estivere totalmente realizado, quando realizare a versão superlativa de si mesmo, não apenas um pouco melhor mas tudo. Quando for plenamente feliz.

Grato,
Rui Mira

About The Author

ruimira

Se tem solução não é problema. Se não tem solução nunca foi problema. Mais do que uma frase está é uma forma de vida. Quando integramos esta frase na nossa vida reduzimos em muito os níveis de stress, que como sabemos são muitas vezes fonte de doenças que se manifestam de diferentes formas dependendo de pessoa para pessoa. Se tem solução, resolve-se. Se não tem solução, não é um problema mas sim um facto.

Facebook Cometários